Sistema
eliminatório traz emoção para as duas primeiras partes da sessão, mas Q3
termina com anticlímax. Felipe Massa fica com sexto lugar, e Felipe Nasr, com o
17º
O
tão aguardado novo sistema de definição do grid de largada da Fórmula 1, em
formato eliminatório, estreou neste sábado, no treino classificatório para o GP
da Austrália, que abre a temporada 2016. A novidade ficou no formato, porque na
pole position, nada de novo: mais veloz em todos os treinos livres em
Melbourne, Lewis Hamilton, da Mercedes, confirmou o favoritismo e ficou com a
posição de honra, com o tempo de 1m23s837. É a 50ª pole do britânico na
carreira.
Hamilton conquista a pole position |
-
Eu tenho que tirar o chapéu para esta equipe. O que eles fizeram para elevar o
nível mais uma vez, pelo terceiro ano seguido, me inspira e me motiva. Curti
pilotar o carro, acertamos o set-up em cheio. Foram algumas voltas muito
sexies! Fluíram, sem erros. Adorei! - celebrou Hamilton.
No
novo formato, o treino seguiu dividido em Q1, Q2 e Q3, mas em cada uma das
fases, o último colocado era eliminado assim que o cronômetro marcava nove
minutos para o fim, e em seguida iam caindo um piloto por um a cada 90
segundos. A intenção era dar uma pitada de emoção e, quem sabe, uma embaralhada
no grid. O primeiro objetivo foi atingido. Em partes: nas duas primeiras
partes, o que se viu foi pista cheia e competidores tensos, brigando para
fugirem da zona de corte.
Já
no Q3, devido à limitação do número de jogos de pneus para o fim de semana, o
que se viu foi um verdadeiro anticlímax. Poupando compostos para as corridas,
os pilotos recolheram para os boxes assim que anotaram os primeiros tempos e de
lá não saíram mais. Com isso, antes de o c cronômetro zerar, o britânico já se
pesava e comemorava a pole position.
A
esperada "chacoalhada" no grid não ocorreu. Seu companheiro de
Mercedes, Nico Rosberg, ficou em segundo, seguido da dupla da Ferrari,
Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen. Felipe Massa ficou com a sexta colocação,
atrás da STR de Max Verstappen. Já seu parceiro de Williams, Valtteri Bottas,
caiu no Q2, e largará em 11º. Com o limitado carro projetado pela Sauber para
2015, Felipe Nasr não passou do Q1, e partirá da 17ª colocação.
Felipe Massa fica com sexto lugar |
- Eu não tinha mais pneu. Acabei usando os meus
todos antes do Q3. Só tinha um jogo, que é o que eles dão e você precisa
entregar depois. Mas foi uma boa classificação. Estou feliz com a volta que
consegui, faltou quase nada para largar entre os cinco primeiros, mas eu estou
feliz - analisou Felipe Massa.
Grid de largada
|
Pascal
Wehrlein foi a primeira vítima do novo formato de classificação. Com o pior
tempo, o alemão da Manor nem esperou os primeiros sete minutos e entrou nos
boxes antes de ser cortado. Mas ele não largará na última colocação, pois seu
companheiro Rio Haryanto, eliminado em seguida, foi punido com três posições no
grid por ter batido em Romain Grosjean nos boxes no 3º treino livre. Na
sequência caiu a dupla da Haas, Esteban Gutiérrez (20º) e Romain Grosjean
(19º). Com problemas na RBR, Daniil Kvyat ficou pelo caminho e saiu em 18º.
Felipe Nasr também não escapou da degola e acabou em 17º. Já a última vaga
ficaria com Jolyon Palmer, mas o britânico conseguiu melhorar seu tempo já com
o cronômetro zerado e empurrou Marcus Ericsson para a zona de eliminação.
Os
pilotos da Renault, Kevin Magnussen (15º) e Jolyon Palmer (14º), foram os
primeiros a serem eliminados no Q2, mostrando haver um abismo entre os carros
da montadora francesa para as equipes de cima. Na sequência, caíram Jenson Button
(13º) e Fernando Alonso (12º). Valtteri Bottas bobeou e saiu em 11º. Nico
Hulkenberg ficou pelo caminho, enquanto Sergio Pérez não conseguiu roubar a
última vaga na superpole de Felipe Massa.
Restaram
para a superpole duas Mercedes, duas Ferraris, duas Williams, duas STR e uma
RBR. A batata quente ficou rodando entre vários pilotos nos primeiros minutos e
acabou nas mãos de Daniel Ricciardo, que ficou com o oitavo lugar. Carlos Sainz
foi eliminado logo a seguir. Com a sexta posição garantida, Felipe Massa
preferiu não saiu mais dos boxes. Max Verstappen e a dupla da Ferrari, Kimi
Raikkonen e Sebastian Vettel, também tiveram a mesma decisão de não voltar para
a pista e foram sendo eliminados em sequência. No fim, a pole ficou, como de
costume, entre os pilotos da Mercedes. E o treino, que começou cheio de emoção,
acabou com anticlímax. Restando mais de 2 minutos para o cronômetro zerar, Nico
Rosberg recolheu para os boxes, e a pole position ficou mesmo com Lewis
Hamilton.
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