Fórmula 1 abre
temporada com movimentada corrida em Melbourne. Massa chega em quinto, e Nasr,
em 15º. Alonso capota. Haas impressiona com 6º lugar de Grosjean
Engana-se
quem pensa que a dobradinha da Mercedes no GP da Austrália, com Nico Rosberg em
primeiro e Lewis Hamilton em segundo, indica mais um ano de vida fácil para as
Flechas de Prata na Fórmula 1. Em uma corrida que abriu a temporada 2016 em
grande estilo, Sebastian Vettel mostrou que poderá muito trabalho com sua
Ferrari. Partindo da terceira posição no grid, o tetracampeão mundial largou
muito bem, driblou a dupla da Mercedes nos primeiros metros e assumiu a ponta
da corrida. A vitória do ferrarista parecia encaminhada, não fosse um “pulo do
gato” da escuderia rival durante a interrupção da corrida em decorrência de uma
assustadora capotagem de Fernando Alonso, da McLaren, na 18ª volta. Na
relargada, a Mercedes mandou Rosberg para a pista com pneus médios e economizou
um pit stop, enquanto Vettel optou pelos supermacios, precisou fazer mais uma
parada e acabou terminando em 3º. Hamilton, que liderou todos os treinos livres
e fez a pole position, chegou a cair para 6º na largada, mas se recuperou e
ainda terminou em 2º, segurando a pressão de Vettel. Já Kimi Raikkonen figurou
em 2º, mas precisou abandonar ao ver sua Ferrari apresentar problemas e ter um
princípio de incêndio.
Rosberg
comemora
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Felipe
Massa largou em sexto e levou a Williams ao quinto lugar, atrás do ídolo local,
Daniel Ricciardo, o quarto. O brasileiro terminou três posições à frente de seu
parceiro de equipe, Valtteri Bottas, o oitavo. Já Felipe Nasr sofreu com o
lento carro da Sauber e foi apenas o 15º colocado. A grande surpresa da corrida
foi a Haas, com o sexto lugar de Romain Grosjean. Apostando em uma estratégia
de apenas uma parada, o francês conseguiu imprimir um bom ritmo e fazer a
equipe americana estrear com pontos na F1. Nico Hulkenberg (Force India),
Carlos Sainz Jr. (STR) e Max Verstappen (STR) completaram a zona de pontuação.
Pódio
em Melborne Hamilton, Rosberg e Vettel
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O
outro carro da Haas, de Esteban Gutiérrez, se envolveu no impressionante
acidente de Fernando Alonso. O espanhol bateu forte no muro após tocar no
mexicano e parou com o carro de cabeça para baixo. Apesar da McLaren ter ficado
completamente destruída, ele não se machucou. A Fórmula 1 volta daqui a duas
semanas com o GP do Bahrein, no dia 2 de abril.
Fernando
Alonso após a batida
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A
partir deste ano a largada da F1 passou a ser mais “humana”, graças a uma
mudança no sistema de embreagem dos carros. A novidade provocou muitas
surpresas nesta primeira prova. O pole position Hamilton teve dificuldades e
demorou a tracionar. Vettel arrancou muito bem, se meteu entre as Mercedes e
assumiu a ponta. Raikkonen se aproveitou de um toque entre o britânico e
Rosberg na primeira curva e pulou para segundo. Com o incidente, Hamilton ainda
perdeu mais duas posições, para Verstappen e Massa, e caiu para sexto. Nasr
ganhou uma colocação e passou de 17º para 16º.
Largada
da corrida
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Tentando
minimizar o prejuízo, Hamilton teve trabalho com Massa e demorou quatro voltas
para tomar o quinto lugar. Na sequência, o britânico não conseguiu passar a STR
de Verstappen até que o holandês fosse para os boxes. Já o brasileiro não
conseguiu segurar Ricciardo e caiu para sétimo. Enquanto isso, Vettel
aproveitava para abrir uma pequena vantagem na liderança.
A
Mercedes decidiu antecipar o primeiro pit stop de Rosberg para tentar
surpreender a Ferrari. A medida surtiu efeito só com relação a Raikkonen, já
que a escuderia italiana chamou Vettel para os boxes na sequência e o devolveu
na liderança. Hamilton foi para os boxes voltas depois e retornou em sétimo.
Na
18ª volta, Fernando Alonso levou um susto daqueles. O espanhol tocou traseira
na Haas de Esteban Gutiérrez durante uma tentativa de ultrapassagem e decolou.
O carro de Alonso bateu no muro lateral, capotou e foi parar na barreira de
pneus do outro lado da brita da curva 3 do Circuito de Albert Park. A McLaren
ficou completamente destruída. Com o carro de cabeça para baixo, o bicampeão
mundial precisou rastejar para sair do cockpit. Alonso deixou o carro
aparentando sentir dores, mas apesar da imagem impressionante, não sofreu
lesões graves. O mexicano Gutiérrez também não se machucou.
A
corrida precisou ser interrompida com bandeira vermelha por pouco mais de 20
minutos para a limpeza da pista, que ficou completa de destroços. Durante a
paralisação, os pilotos puderam trocar de pneus. E foi aí que a Mercedes deu um
"nó tático" na Ferrari. Vettel colocou um novo jogo de pneus super macios
(vermelho) e não conseguira ir até o final sem fazer mais um pit stop. Já
Rosberg optou pelos médios (branco), assim como Hamilton, mirando ir até a
bandeirada sem parar mais nos boxes. Na relargada, nenhuma mudança nas
primeiras posições. Vettel manteve a liderança, seguido de Rosberg, Raikkonen e
Ricciardo. Em sétimo, Hamilton, atrás também da dupla da STR, Verstappen e
Sainz. Massa aparecia em oitavo, e Nasr em 16º.
Na
23ª volta, outro susto. Este em menor escala. A Ferrari de Raikkonen, terceiro
colocado, apresentou problemas no motor e o finlandês teve que recolher para os
boxes. Ao chegar ao pitlane, o carro começou a pegar fogo, mas os mecânicos
controlaram as chamas rapidamente. Com o abandono do “Homem de Gelo”, Hamilton
subiu para sexto, e Massa para sétimo. A essa altura, Vettel já havia aberto
quatro segundos de Rosberg.
Mesmo
com pneus médios (branco), Rosberg começou a se aproximar do líder Vettel, de
supermacios (vermelho). Na 36ª volta, o alemão da Ferrari fez seu segundo pit
stop. Ele colocou um jogo de pneus macios (amarelo), mas perdeu tempo em razão
da dificuldade de um dos mecânicos tirar a roda dianteira esquerda e voltou à
pista em quarto. Rosberg assumiu a liderança. Com o pit stop de Ricciardo, que
estava em segundo, Hamilton, Vettel e Massa subiram uma posição. A dez voltas
do fim, o australiano da RBR retomou a posição do brasileiro, para delírio da
torcida nas arquibancadas.
Vettel
tentou ultrapassar Hamilton
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Nas
voltas finais, Vettel, de pneus macios (amarelos), conseguiu se aproximar de
Hamilton (médios). O alemão chegou a ficar a menos de um segundo do britânico e
pôde usar a asa móvel, mas não conseguia colar o suficiente para dar o bote. Na
penúltima volta, já com os pneus desgastados, o tetracampeão acabou exagerando,
saiu da pista, perdendo qualquer chance de passar o rival. Quem agradeceu foi
Hamilton, que teve um alívio na segunda colocação. Lá na frente, Rosberg com 8s
de vantagem, cruzava a linha de chegada para abrir a temporada com vitória.
Hamilton e Vettel completaram o pódio. Ricciardo fechou em quarto, e Massa, em
quinto.
Tabela
de classificação
Confira o acidente:
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